11.15.2016

Vale a pena o investimento?


Saber vender o serviço que você presta não é tarefa simples. Conheço uma infinidade de profissionais de primeira, super competentes, que não conseguem oferecer seu talento. São capazes de liderar equipes, conduzir grandes obras, sabem trabalhar bem – mas não sabem alardear seus feitos, nem ao menos tornar isso público.
 
Assim, tenho o amigo engenheiro com mais de duas décadas de experiência na consultoria a empresas, com formação irretocável, faculdade de ponta, excelente relacionamento com os colegas. Qualidade tão boa de trabalho que, mesmo com a crise econômica e a pouca habilidade para se vender, é chamado para serviços pontuais. Emprego fixo, no entanto, nada.

Outra amiga, arquiteta, que deixaria feliz qualquer empregador, extremamente séria e compromissada, capaz de liderar e ensinar qualquer time, está desempregada há meses, quase um ano. Confessou, recentemente, não saber falar sobre si, atividade essencial para voltar ao mercado. Justo ela, que conhece um mundo de pessoas do seu segmento e trabalhou em grandes empresas, onde sua competência foi reconhecida e até, podemos dizer, explorada… 

Bem, não basta fazer. Tem que gritar para o mundo todo ouvir, divulgar, investir tempo para falar e escrever sobre o que se faz. E isso não é gastar tempo ou dinheiro, é realmente um investimento, um “bater na tecla” de forma constante para você ser lembrado por seus clientes, parceiros, ex-colegas de trabalho, ex-chefes.

Pessoas físicas e jurídicas optam por fazer essa divulgação, por meio de redes sociais, por anúncios, por assessoria de imprensa. E mesmo depois que sai o resultado em qualquer que seja o meio escolhido, é preciso fazer mais “barulho”, contar para todo mundo que aquilo saiu na imprensa, compartilhar, curtir.

Agora puxando a sardinha para o nosso lado, bucamos sempre isso em uma de nossas atividades, a de assessoria de imprensa. A cada publicação – acabamos de ter uma maravilhosa na revista Você S.A. de novembro – queremos estourar uma champanhe, é uma alegria só por obter um bom resultado para o cliente.

E, como todo serviço, não é fácil mensurar o impacto disso para mostrar para quem contrata ou quer contratar. Por isso, hoje, existem certas iniciativas, algumas que se tornaram praxe e outras que poucos usam, para medir, de forma objetiva, os resultados. Com relatórios bem fundamentados e analíticos, uma forma de mostrar o trabalho é fazer um paralelo com o investimento que seria feito no mesmo espaço se fosse um anúncio publicitário. Outra é registrar o número de ouvintes/minuto quando emplacamos uma entrevista de cliente em rádio. Para matérias publicadas na internet, há  alguns indicadores interessantes, como o número de pageviews, de visitantes únicos, de seguidores de alguma página.

Assim, nosso trabalho inclui fazer, divulgar, alardear aos quatro ventos o que divulgamos e fazer tudo pelos nossos clientes, para que eles, e não nós, acreditem que sim, que o investimento vale a pena!



ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...