1.10.2017

BEACONS: a etiqueta revolucionária!




























Fala pessoal, tudo certo? Como foram de férias? Todo mundo de energia renovada para encarar um 2017 que promete muitas inovações e novos desafios?

No papo de hoje, inovação e desafio são palavras-chaves. Vocês já ouviram falar dos Beacons? Sabem como funcionam, o que são e como se reproduzem? Veja sexta no Glo... calma, calma é só uma piadinha! Vou lhes contar um pouco sobre essa tecnologia que há algum tempo vem ganhando espaço no mercado internacional e começou a dar as caras por aqui.

Beacons são pequenos objetos que utilizam a tecnologia bluetooh para interagir com o celular das pessoas. Acalme-se, eles não invadem o seu aparelho para visualizar suas informações, não é nada disso! Os beacons não conseguem trabalhar sozinhos e para que exista a interação entre o dispositivo e o seu smartphone é necessário que exista um intermediário, um app, por exemplo. 

E não é só isso, os beacons conseguem identificar e informar com alta precisão a localização dos aparelhos móveis dentro de um local fechado. O que permite, entre outras coisas, que alguns supermercados façam ofertas exclusivas para os clientes que costumam frequentar determinado corredor. 

Basicamente, o Beacon faz a leitura do celular toda vez que ele passa perto do aparelho, o que permite que seja feito um estudo de comportamento de compra e consumo. Quando as batatas estiverem em promoção, o cliente que costuma frequentar sempre o corredor delas receberá a oferta. O cliente que frequenta o setor de bebidas não, com isso são evitadas aquelas propagandas chatas e sem um alvo específico. 

Um tiro no escuro, na minha opinião. As chances de acertar no centro são muito pequenas. Já se acendermos a luz e identificarmos o alvo certinho, a tarefa torna-se bem mais fácil, não? É isso que o Beacon faz, ele ajuda a identificar com quem você deve falar sobre determinado assunto.

Mas pensar somente em utilização para promoções seria limitar demais essa ferramenta de pesquisa em tempo real. Podemos aproveitá-la para informar o tipo de material da confecção de um determinado produto ou quais são as especificações de um carro na concessionária, ou até mesmo acionar um dispositivo em nossa casa pela “internet das coisas”, outra grande revolução que promete embalar nossos próximos anos, mas que fica para o papo da sequência. 

Essa foi uma pequena introdução para esse instrumento que promete apresentar projetos diferenciados e superassertivos. Para saber um pouco mais, sugiro a leitura do artigo a seguir http://conteudo.startse.com.br/colunas/ericaqueiroz/erica-queiroz/beacons-dispositivos-que-vao-revolucionar-o-varejo-brasileiro/.

Obrigado.
RODRIGO C. Vieira
 Criação na LB Comunica
De bem com a vida e apaixonado por futebol e direção de arte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...