1.19.2017

Qual é o seu conhecimento sobre seu conhecimento?










McArthur Wheeler é o nome de um cidadão que assaltou dois bancos, em Pittsburgh, Estados Unidos. Como disfarce, ele passou limão na cara, pois ouviu falar que isso o deixaria invisível pelas câmeras de segurança. Obviamente, o gênio foi preso no mesmo dia e isso o deixou muito surpreso.

Esse caso inspirou Justin Kruger e David Dunning a estudar e tentar entender como alguém tem tão pouca noção daquilo que pretende fazer e confirmaram que, em caso de extrema incompetência, a ignorância pode ser tão grande a ponto de a pessoa ignorar aquilo que ignora.

O estudo recebeu o nome de efeito Dunning-Kruger, que é quando a autoconfiança intelectual é sustentada por pessoas que possuem conhecimento limitado e, até mesmo, completo desconhecimento sobre determinada técnica. 

É isso que levou uma senhora de 80 anos a restaurar uma pintura da igreja de Borja, da Espanha, e acabou destruindo o quadro.

Isso chega ao ponto de pessoas não reconhecerem a falta de talento que têm e não saber reconhecer o talento dos outros e o quanto não se comparam, como julgarem que sabem fazer uma tarefa, como uma criação de um logo, layout para site ou outra arte de criação, pensando que é fácil e simples, que se leva cinco minutos, sem saber de todo o processo e estudo que acontece antes de se chegar naquele resultado.

Tendemos, ao saber pouco sobre um assunto, a ter a impressão de que nosso conhecimento é muito maior. O reflexo desse excesso de falso conhecimento pode gerar malefícios tanto para o ambiente profissional, como para a carreira individual e aí que está o perigo – é a mesma incompetência que os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.

Não precisamos de muitos “porquês” para descobrir quão raso é o nosso conhecimento, mas geralmente focamos naquilo que sabemos, ou achamos que sabemos e ignoramos o quanto ignoramos.

Quando estamos querendo nos informar sobre alguma coisa, as referências  que vão contra as nossas ideias causam incômodo e são descartadas, principalmente se a nossa opinião for forte sobre o assunto e, obviamente, é mais fácil ler sobre aquilo com que concordamos. É muito mais confortável.

Por isso, passamos horas lendo mais sobre o que já sabemos, causando a ilusão de que estamos nos informando mais, quando, na verdade, estamos apenas reforçando ideias que já tínhamos. Existindo um perigo de que mentiras ou informações erradas que concordam com o que já achamos serem facilmente assimiladas e tratadas como verdade.

Um bom jeito de saber se temos conhecimento profundo sobre alguma coisa é fazer uma lista de argumentos, como um grupo alemão mostrou quando perguntaram para as pessoas se elas são agressivas ou não. Pediram para o grupo A listar seis situações em que foram agressivas e para o grupo B foi solicitado o dobro. O resultado foi curioso, pois no grupo A, que listou seis, as pessoas se achavam muito mais agressivas do que aquelas que listaram doze e repararam que não havia tantas.

Foi a falta de argumentos que fez as pessoas perceberem que não tinham tanta razão naquilo que pensavam.

Em discussões de internet, nos tempos de hoje, essa realidade é bem demostrada. Os dois lados têm toda razão, mas, normalmente, ambos têm um conhecimento raso do assunto e nunca pesquisam o outro lado.

Por isso, sempre que alguém vier com argumentos para contradizer o que você pensa, peça para a pessoa explicar mais profundamente as justificativas e listar mais dois ou três motivos, além daqueles que listaram e perceba como as certezas irão se desmanchar. E o mesmo vale para mim e para você! Sempre é bom checarmos nosso nível de conhecimento.

E volto à pergunta inicial: qual é o seu conhecimento sobre seu conhecimento?


THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...