4.04.2017

As novas mídias e o poder do engajamento social
















Em todo o mundo, uma grande revolução silenciosa acontece. Enquanto estamos navegando, normalmente, por notícias interessantes, fotos de lindas paisagens, frases das músicas e momentos de pessoas que amamos (e outras nem tanto), acontece uma grande transformação social. Muitas vezes não nos damos conta disso, não reparamos. Convido-os a notar que hoje as suas opiniões serão percebidas por um grande número de pessoas. Suas frustrações e insatisfações serão levadas em consideração.
Quanto mistério! Mas sim, você já sabe do que estou falando. O poder das novas mídias nos trouxe uma independência de pontos de vista, nunca antes imaginada.

O que antes levava meses para se mostrar, hoje, é visto nas mídias, muitas vezes como críticas, mas também como apoio aos que mais precisam. Dou como exemplo o caso do menino Joaquim, portador da doença AME (atrofia muscular espinhal), que tem problemas que afetam os músculos do corpo. Após uma grande corrente nas mídias sociais, ele conseguiu ajuda o suficiente para o seu tratamento caríssimo.

Outro caso aconteceu anos atrás com o desafio do balde de gelo, quando vários famosos e anônimos tinham que, além de participar da brincadeira, doar uma quantia aos estudos da doença ELA (esclerose lateral amiotrófica). A campanha arrecadou dinheiro o bastante para financiar uma nova importante descoberta que pode levar a humanidade a ajudar portadores da doença.

Mas a visibilidade vai além, ela traz mudanças sociais. Ainda hoje, atrizes renomadas aderiram a uma campanha virtual para minar o assédio que milhares de mulheres sofrem todos os dias, em quaisquer lugares e horários. Para entrar na campanha, cada uma delas publicou uma foto utilizando a camiseta com os dizeres “Mexeu com uma mexeu com todas” e não poderia faltar a #chegadeassedio.

Uma coisa é certa, cada dia mais vemos opiniões diferentes, visões políticas contrárias e versões opostas sobre diversos assuntos, mas não podemos deixar de acreditar que algumas mudanças são boas para a humanidade, assim como o fato de estarmos usando o poder das novas mídias para melhorar o convívio ou transformar paradigmas. E você, está usando sua opinião digital para ajudar o próximo?

CAMILA Louise
Atendimento na LB Comunica,
fã de Frank Underwood que respira conhecimentos gerais
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...