5.08.2019

Grandes clássicos voltam aos cinemas



Não é de hoje que o cinema hollywoodiano cria remakes, reboots ou adaptações dos grandes clássicos cinematográficos, porém nesses últimos anos a frequência dessas filmagens se tornaram frequentes, às vezes atraentes e outras vezes criticadas pelo grande público.
Atualmente podemos ver que grandes clássicos como Dumbo, Rei Leão, Aladdin e até Pokémon voltaram às telonas, mas em um formato totalmente diferente do original, quando eram desenhos iguais aos livros e HQ’s infantis. Será que os filmes terão sucesso igual ao atingido nos anos 80 e 90? Faço essa indagação pois muitas vezes grandes clássicos do cinema acabam sendo destruídos com esses remakes, reboots e adaptações. Um exemplo é o filme Psicose de 1998, uma refilmagem muito mal feita em comparação ao original do diretor Alfred Hitchcock de 1960. Mas muitos acabam caindo nas graças do público e, quando isso acontece, é sucesso de bilheteria.

Por que será que os clássicos estão voltando com tudo aos cinemas? Seria a falta de novas ideias ou de personagens que chamem tanto a atenção para serem um grande sucesso? Acredito na última hipótese. Atualmente não vejo novos personagens que agradem tanto como os antigos, até mesmo para o público mais jovem.
Podemos notar também que muitos atores dos anos 70 e 80 praticamente tiveram que voltar às telas pela escassez atual de filmes de sucesso de ação e suspense. Podemos citar como exemplos Arnold Schwarzenegger, com o lançamento do novo filme Exterminador do Futuro, e Sylvester Stallone, encerrando a franquia Rambo, filmes que teoricamente tinham sido finalizados e voltarão em 2019 com grandes expectativas dos fãs de ambas as franquias.

Atualmente, com o crescimento das mídias digitais, o alcance para a divulgação desses filmes com toda a certeza será maior do que na época do primeiro lançamento, e claro, há uma expectativa muito maior de público e crítica comparada com a do século passado. Hoje em dia as grandes produtoras divulgam os primeiros teasers via rede social (Twitter, Facebook e YouTube). O trailer do novo Rei Leão é um grande exemplo: em 24 horas, o vídeo obteve 224 milhões de visualizações, até então o mais assistido da história da Disney, ficando somente atrás do trailer de Vingadores: Guerra Infinita da Marvel, um número que jamais seria atingido com meios de divulgação da época, os anos 90.

Sites que abordam o mundo cinematográfico realizam lives nas redes sociais, comentando trailers, interagindo com o público e, assim, criando mais expectativa nos fãs, fazendo com que sintam mais vontade de ir ao cinema. Uma ótima publicidade gratuita para as produtoras que, de certa forma, geram mais receita de bilheteria.

Essa grande divulgação que existe nos dias de hoje reforçam o fato de que a popularidade desses clássicos nunca acabou. Sempre se tornaram referências nas vidas das pessoas e, com toda a certeza, continuarão por muitos anos sendo lembrados mesmo com milhares de novas versões e formatos, constantemente se adaptando à nova realidade cinematográfica, conquistando novos fãs e, claro, críticas e elogios. Vamos aguardar e torcer para que os filmes sejam tão bons quanto os originais.

GUILHERME Boleiz
Criação na Lb Comunica,
Fanático pelo Palmeiras e viciado em cinema, a academia é minha segunda casa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...