11.08.2013

A importância da revisão na hora de aprovar uma peça publicitária

Muitas pessoas acham que, para revisar um conteúdo, basta dar aquela olhadinha uma ou duas vezes, certo?

Pera lá pessoal, quantas vezes já não olhamos várias vezes a mesma peça e quando ela saiu para divulgação encontramos aquele erro mais bombástico? Ou quantos cases nós já não vimos rodar por aí com piadinhas em cima de erros grotescos? Isso é péssimo para a agência e acaba prejudicando muito a marca anunciada - ai já viu o problema, né?


Concordo que, muitas vezes, a pressa para entregar tal material pode comprometer o tempo gasto com a revisão, mas vamos convir que, nós, da área de comunicação, podemos pagar um preço caro por não dispensar um tempo para analisar os jobs, certo?

A revisão de uma peça é feita como um todo, desde o texto ao layout, até o planejamento da campanha  deve ser observado, pois tem de estar de acordo com a criação apresentada. Acredito que isso todo mundo já saiba, mas quero apresentar  aqui algumas dicas de como otimizar o tempo na revisão de um material e saber como aproveitar esse tempo para evitar desperdícios. Afinal, sabemos que uma vez impresso o material, não tem mais jeito de corrigir - a menos que se gaste o mesmo valor para refazer.

Erros de digitação, pontuação e gramática podem acontecer e até revisores profissionais estão sujeitos a isso. Por isso, se a sua agência ou empresa não tem uma pessoa responsável apenas pela revisão é legal pedir para outra pessoa que não tenha tido contato com a peça dar uma olhada. Ler em voz alta para si mesmo mais de uma vez também é uma boa opção porque você escuta sua voz e a pronúncia das palavras, sendo mais fácil a identificação de erros. Imprimir a peça também é uma ótima saída, olhar só na tela do computador às vezes faz passar despercebido, imprima e acompanhe com o lápis o conteúdo que foi escrito. Estar com o dicionário sempre sob a mesa, de preferência aqueles que já vêm com o novo acordo ortográfico, é uma regra, pois na dúvida da escrita de uma palavra, ele saberá te auxiliar como ninguém. 

Por vezes, pequenos erros comuns passam despercebidos aos olhos que já estão envolvidos na comunicação, mas certamente não passarão impunes aos olhos frescos do nosso público-alvo que ficará completamente decepcionado com o erro.

Algumas agências de médio e grande porte possuem departamentos especializados na revisão de texto, pois preferem investir em um profissional da área do que ter que suprir o retrabalho e os gastos com peças que foram divulgadas erroneamente.

Aproveite as dicas, cuide dos seus textos e se torne um profissional da área de redação com uma qualificação a mais: a de revisor!


MICHELLE Segantini
Redatora e assessora de imprensa na LB Comunica,
apaixonada por gatos e mais uma no bando de loucos

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