11.04.2013

Network, trabalhando lado a lado com a organização

Sou formada em Recursos Humanos e, entre tantas matérias que aprendi na faculdade, como Comportamento Organizacional, Economia e Gestão de Desempenho, a que mais me chamou atenção e me fez querer aprender mais e mais foi a matéria de “Ética e Relações Humanas no Trabalho”. Dentro dessa matéria, estudei a necessidade de trabalharmos diariamente com network (rede de contato) nas organizações, visando o crescimento individual e profissional em qualquer área. 


Network é a palavra mais usada nos últimos anos por grandes e pequenas organizações. Seja em reuniões formais ou informais, sempre são trocados aqueles cartões de contato do profissional, com o objetivo de manter um relacionamento entre as partes envolvidas.

Além dos cartões, o network também ganhou um reforço na hora da troca de informações. Se você ou sua organização trabalham com redes sociais, como Linkedin, Facebook, Twitter e Blog como veículos de comunicação, o canal pode ser direto junto às pessoas que também utilizam essas ferramentas. Ainda assim, não podemos esquecer que os relacionamentos  por meio de e-mail, telefone e mala direta ainda são ótimas formas de se manter contato.

Uma organização pequena que tem total domínio das atividades que executa pode, por meio da sua rede de contato e estratégias bem elaboradas, competir com empresas maiores. A organização não precisa necessariamente ser grande, já a sua rede de relacionamentos, com certeza, precisa!

Para que a organização se mantenha forte no mundo competitivo, fazendo com que seus produtos e serviços sejam bem-vistos pelos seus clientes e concorrentes, ela primeiramente tem a necessidade de investir cada vez mais no relacionamento interno, ou seja, nos seus colaboradores. É muito importante que haja uma rede de contatos dentro das organizações, para que os colaboradores se sintam realmente parte dela. 

Uma equipe que trabalha com harmonia, respeito às opiniões dos diversos níveis hierárquicos e, principalmente, com o compartilhamento das informações, tem 90% de chance de realizar um trabalho em conjunto sem nenhum tipo de ruído (ou problema). Já os 10% restantes são referentes ao desejo individual de crescimento para executar uma tarefa com perfeição. Assim, se uma organização está entrelaçada ao colaborador e o deixa realmente fazer parte internamente dos processos de estratégia, o resultado será obtido com perfeição. 

Uma dica importante tanto para a organização quanto para o profissional é: veja oportunidades onde a maioria vê problema. Seja amigo, seja sincero, entenda que um bom relacionamento de network está ligado ao dar e receber. Portanto, ouça com atenção as críticas antes de falar, escute dicas e aprimore sempre as informações recebidas e repasse sempre.

Então, não use seu network para trabalhar com quantidade, mas sim com qualidade!

SUZANE Almeida
Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação,
aspirante a blogueira de moda e personal stylist

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