3.29.2016

Gifs animados: a nova onda meme


Como todos sabem, os memes são a expressão humorística da internet da nova geração. Geralmente, são imagens e vídeos que rodam pelas redes sociais fazendo brincadeiras com tudo e todos.  Nada escapa da poderosa world wide web e de seus memes, nem mesmo um famoso que não sabe opinar ao vivo na transmissão do Oscar.

O Facebook, recentemente, fez com que o meme fosse além, permitindo o compartilhamento de gifs animados, gerando uma infinidade de novos e mais criativos memes. Quem nunca se deparou com Vincent Vega (John Travolta) confuso, inserido em algum cenário cômico?

O gif faz parte dos formatos de imagem mais compartilhados na web que podem também virar animações curtas em looping. Eles são muito populares da rede social Tumblr, onde alguns usuários dedicam suas páginas apenas postando esses gifs, porém, foi no Facebook que esse formato viralizou de vez.

Essa nova era dos memes diverte e agrada quase todos, mostrando que a criatividade não tem limites, e é claro que as empresas não iriam deixar essa onda passar batida. As marcas que estão nas redes sociais já fazem gifs animados, a fim de engajar mais ainda seu público-alvo, seja fazendo brincadeiras ou, simplesmente, apresentando seu novo produto.

Os gifs animados podem ser feitos a partir de vídeos (ou compilação de imagens)  e nesse formato não existe som, por isso, se quiser passar uma mensagem, é recomendado colocar algumas frases. Como nem tudo são rosas, o Facebook apenas aceita o gif animado a partir de um link, ou seja, ele não armazena esses mini vídeos em looping como as fotos e os vídeos. Se quiser criar o seu, deve hospedá-lo em algum servidor ou em sites como o giphy.com e o próprio Tumblr para então compartilhá-lo.

Os gifs animados são uma renovação, tanto para os memes em si, como para as  marcas que querem ir mais além na hora de engajar o público. Esse formato novo para o Facebook ainda pode ser muito explorado, um terreno fértil para a criatividade.


THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...