3.31.2016

Sobre lobos e a comunicação


Já parou para fazer uma comparação da forma como nos comportamos com a do famoso “melhor amigo do homem”?

Para entendermos melhor o comportamento canino, devemos, primeiramente, analisar como seus ancestrais agiam. Os lobos vivem em bando e obedecem uma hierarquia incrivelmente organizada. Normalmente, vivem em uma matilha com uns sete lobos, respeitando sempre o seu líder – macho e fêmea alfas.

A classificação dos lobos baseia-se na força e na capacidade de ganhar lutas. Como em qualquer classe hierárquica, existem os sucessores. O lobo beta atua em segundo comando. Quando o alfa morre ou fica muito velho, o beta poderá promover uma luta para definir o novo líder. O lobo ômega é o mais fraco da matilha e, consequentemente, o que menos se preocupa.
Em uma alcateia, podemos dizer, com facilidade, quem é o líder, os lobos exibem sinais de força em linguagem corporal singular. O alfa se mantém ereto com a cauda mais elevada, enquanto os demais inclinam a cabeça em direção ao solo.

Em relação aos cachorros, não temos grandes diferenças. Nossos amiguinhos se comunicam entre eles de muitas formas, utilizando linguagem corporal e expressões faciais. Eles tentam se comunicar com os humanos por estas maneiras também.

Como os cachorros não conseguem combinar os sons, existe a necessidade de comandos curtos como “pega”, “senta”, “deita”...
A linguagem corporal dos cachorros pode variar conforme a raça, porém, a básica comunicação pode ser facilmente interpretada. Por exemplo:



 Mas o que tudo isso tem a ver com o nosso comportamento no ambiente de trabalho?
Como os animais, nós também nos comunicamos com linguagem corporal. Saber ler estes sinais, interpretar e utilizá-los em nosso favor será um diferencial gigantesco para sua vida pessoal e profissional.

Quando chegamos ao trabalho, podemos notar de imediato quem é o líder da “matilha”, com  quem temos mais afinidade, pessoas que estão “acomodadas” e não apresentam tanto resultado quanto deveriam (Lobo ômega). Em nosso círculo de amigos, também temos análises de acordo com esse fundamento.

Quando iniciamos um novo ciclo, tanto em empresas quanto amizades, não precisamos impor respeito ou apresentar um comportamento agressivo, não temos que nos afugentar em situações atípicas ou que apresentem certa hostilidade na resolução.
Lembre-se sempre que pessoas que forçam este tipo de comportamento são facilmente substituídas por aqueles que possuem real autoridade.

Aprenda a visualizar a linguagem corporal e, principalmente, saiba respeitar a hierarquia que lhe for apresentada, respeitar o ambiente e as pessoas da “matilha” correspondente. Sendo assim, com certeza você irá garantir seu lugar no grupo e com suas habilidades e conhecimentos, com certeza conquistará posições melhores.

Relaciono algumas dicas de linguagem corporal para transmitir mais poder para quem as faz.
- Coloque o pé esquerdo à frente para cumprimentar o parceiro de negócio, assim “bloqueia” a outra pessoa e se mantém como a parte dominante.
- Aperto de mão: quem fica com a palma da mão voltada para cima espera que a outra parte seja dominante.
- Pisque menos! Estudos comprovam que em situações de estresse as pessoas tendem a piscar mais.
- Avalie sua respiração! Pessoas com respiração muito ofegante aparentam estar estressadas ou temerosas. O ideal é que a respiração seja profunda e lenta, demonstrando confiança e, consequentemente, o cérebro fica oxigenado e qualquer ansiedade é acalmada.

E algumas que não devem ser feitas, pois podem ter consequências desagradáveis.
- Aperto de mão fraco demonstra insegurança.
- Brincar com o cabelo pode dar uma impressão infantil.
- Não sorrir passa a imagem de uma pessoa introvertida ou ansiosa.
- Não fazer contato visual não passa muita confiança.

Existem diversos livros sobre comportamento e linguagem corporal que podem nos ajudar. Indico alguns:
Cão Senso - John Bradshaw
A Cabeça do Cachorro - Alexandra Horowitz
O Corpo Fala - Pierre Weil, Roland Tompakow
Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais - Paulo Sérgio de Camargo
LUCAS Marsilli
Atendimento na LB Comunica
lutador de Kung Fu, amante da natureza viciado em Netflix

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...