3.07.2017

Bom, bonito e barato



Assim como o “bom, bonito e barato” é difícil de se achar, o “rapidinho” pode levar a um resultado “razoavelzinho”. Se é isso que você procura, siga em frente.

Mas isso foge muito do que a gente gosta de fazer aqui na LB. Uma revisão é sempre meticulosa para evitar erros. Não tem preguiça, não tem tempo ruim: quando alguém não está seguro sobre alguma palavra ou regra gramatical, vai atrás das melhores referências – aqui temos as nossas, com uma ordem de prioridade para que todos sigam. Afinal, muitas coisas mudaram na gramática depois que todos nós estávamos alfabetizados, e mesmo o jeito de escrever tem passado por alterações constantes.

Se antes nós tínhamos espaço nos veículos e paciência dos leitores para textos longos e aprofundados, hoje temos que colocar o principal da mensagem no título e nas primeiras linhas para buscarmos a atenção de quem segura nossas palavras nas mãos.
Assim, escrever um texto para enviar para a imprensa, para contribuirmos para a construção e o fortalecimento de uma marca, é sempre um exercício de síntese – o título deve traduzir a mensagem, quando não o próprio assunto do e-mail para que possamos nos destacar entre outras milhares de mensagens.

Uma matéria mais técnica acaba perdendo valor – e leitores – se não for traduzida para a linguagem leiga. Tem de ser clara, útil e sem jargões. Se não for assim, provavelmente terá um destino cruel. Isso requer prática. Escrever de forma simples não é fácil, ainda mais quando o aprendizado na faculdade foi carregado dos termos mais formais e complexos... Para quem gosta, um divertido – embora não muito rápido – jogo de escolha de palavras pode levar a resultados interessantes para melhorar a comunicação.

Um e-mail marketing é um teste de objetividade: toda a mensagem deve estar contida em duas ou três frases que devem motivar, inspirar, convocar, informar!

Quem acha que provas são do tempo da escola, está enganado! Fazemos prova todos os dias e ainda almejamos tirar as melhores notas! A ideia sempre é surpreender positivamente os clientes. Um exemplo é a redação de sites. Como captar sua essência e escrever todas as informações relevantes em um pequeno número de páginas para aliar a melhor exposição da pessoa física ou jurídica à necessidade e vontade do internauta/cliente/prospect de obter informação? É preciso escrever e reescrever, garimpar letras e reler para mudar, até ficar incrível.

Fazer uma arte para qualquer peça que entregamos requer amor e dedicação. Uma série de fatores, como o público-alvo, os segmentos de atuação e os valores dos nossos clientes e dos clientes deles têm impacto não só na escolha das palavras, mas na de imagens também. Tudo deve conversar: a postura, as roupas de quem aparece na foto, o cenário, especialmente se condiz com a mensagem que se quer transmitir. Tudo isso sem esquecer do que não deve aparecer, das parcerias ou associações que a imagem pode insinuar e que não são interessantes para os clientes.


Então, mãos à obra. Hora de montar esse quebra-cabeça de palavras, de jogar com o alfabeto, de testar habilidades de composição, regência, harmonia. É isso que coloca um sorriso nos nossos rostos! 

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

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