ChatBot
é uma tendência que vem dominando cada vez mais o cenário do atendimento online.
Mas será que essa é a única função dessa nova ferramenta?
A
resposta é não! Além de servir como suporte de atendimento ao cliente, essa
incrível tecnologia permite que as empresas se comuniquem de “igual para igual”
com seus consumidores, sem que tenham a necessidade de manter uma pessoa atrás
da tela do computador para te responder. “Ah, mas aí fica uma coisa muito
automatizada, fica estranho”. Errado! Tudo depende da forma como ela é
programada.
A
ideia é que o usuário não perceba que está falando com um sistema e que a
conversa fique cada vez mais “gostosa”, aproximando assim o consumidor da
empresa.
Funciona
assim: ao iniciar a conversa, o “Chatbot” não usa aquela linguagem tradicional
de sistemas com os quais você está acostumado. A conversa se inicia de forma
mais informal e vai tomando forma dessa maneira. Ao receber o questionamento do
usuário, o sistema realiza a busca da resposta no seu banco de dados e retorna
ao usuário o que foi previamente programado. Sendo ainda capaz de se trabalhar
com inteligência artificial, que ao decorrer do tempo e com o ganho de
informações se torna cada vez mais eficaz (essa ainda é pouco explorada em
todos os cenários). Limitar essa ferramenta à interação apenas como call
center seria um erro enorme. Devido aos usuários estarem cada vez mais
conectados, a tendência é que esse tipo de abordagem chegue com mais força,
principalmente aos smartphones. Seja para divulgar um novo produto ou oferecer
um serviço e para fazer uma campanha de fidelização da marca, essa ferramenta
traz soluções muito úteis e inovadoras.
E
você? Gosta da ideia? Ou prefere o tradicional “calor humano”?
Para
saber um pouco mais sobre os Chatbots, acesse o link https://endeavor.org.br/conversational-commerce/!
RODRIGO C. Vieira Criação na LB Comunica De bem com a vida e apaixonado por futebol e direção de arte. |