A Educação Financeira tem por finalidade planejar suas finanças para alcançar os seus objetivos. Quais são eles? A curto, médio ou longo prazo? É desafiador pensar nisso, não é verdade?
A falta de conhecimento das próprias finanças tem causado um grande número de inadimplência no Brasil.
O planejamento financeiro é essencial para saber o que realmente é necessário comprar. Claro que no início não deve ser nada radical, um passo de cada vez! Comece com pequenas metas que vão crescendo aos poucos. A sensação prazerosa de alcançá-las vai te fortalecer na busca pelos seus objetivos.
Não gaste mais do que você ganha! Além da vida física/mental saudável, precisamos ter uma vida financeira sadia. Levamos um susto, por exemplo, quando chega aquele IPVA no começo do ano. Se você poupou seu dinheiro durante o ano todo, esse susto você não vai levar!
Economizar sua renda não quer dizer ser “pão duro” e sim estabelecer metas para que daqui a um, dois ou três anos elas sejam, de fato, realizadas e não apenas desejadas.
Tenha o equilíbrio dos seus gastos, confie em si mesmo e se controle. Nada justifica uma compra desnecessária! Tenha recurso para os imprevistos, ninguém sabe o dia de amanhã.
Comece desde já a sua Educação Financeira! Coloque no papel o que quer realizar: a viagem dos seus sonhos, aquela casa com uma churrasqueira para aproveitar o final de semana com os amigos e a família, ou aquele intercâmbio tão desejado... acredite no seu potencial e surpreenda-se com cada passo realizado. Vencer a si próprio é a maior das vitórias!!!
|