A presença de uma marca em uma
mídia social precisa ser muito bem planejada antes que o perfil vire um
trambolho e acabe sendo deixado às moscas. A cautela ao colocar o negócio no
Twitter deve ser ainda mais redobrada. Estar na rede de 140 caracteres é fundamental,
mas antes é preciso debater muito bem se é necessário e, principalmente,
efetivo.
Pedindo permissão para fazer uma
analogia, vejo o Twitter como o rádio da web. A rede social, ao meu ver,
carrega duas características fortes do tradicional meio de comunicação:
informação com agilidade e interação dinâmica com o público, sendo o tempo real
o mote de ambos.
Acredito que é preciso levar em
conta os dois pilares citados na hora de se expor no Twitter. A marca deve
prezar, preferencialmente, por um bom conteúdo, estar por dentro das tendências
do dia e não ignorar os apelos dos internautas.
A construção do conteúdo passa por
informações relevantes, por trazer novidades e assuntos que agreguem à vida dos
seguidores. Um perfil consistente, com posts interessantes, tende a ganhar a
audiência.
Acompanhar os assuntos do momento
e estar atualizado dos termos em alta também é essencial. Isso vai definir se a
marca pode se posicionar e de que forma ela pode participar das discussões. Uma
estratégia antenada é parte do caminho para a presença bem-sucedida.
Por fim, a interação com os
internautas. Citando outra característica do Twitter, ele é muito usado para
reclamações e pedidos de esclarecimentos. Ignorar os apelos pode prejudicar a
imagem da marca. É preciso dar respostas rápidas e tratar o seguidor com muito
respeito. O bom retorno só vai fortalecer e dar credibilidade ao perfil da
empresa.
O Twitter ainda é muito utilizado
pelos brasileiros. Por isso, vale a pena avaliar muito, conhecer casos de
sucesso e fracasso e discutir estratégias antes de iniciar a aventura.
LUCAS Andrade Assessor de Imprensa na LB Comunica Lucas veio de Londrina, tem um blog de viagens e já leu mais de seis vezes o livro "A Sangue Frio". |