9.08.2014

Seleção de pessoas e grafologia

Vamos entender um pouco sobre a importância que a grafologia tem no processo de seleção de pessoas?

A Grafologia é conhecida internacionalmente por ser uma ferramenta que, por meio das técnicas de avaliação de escrita, tem como foco analisar traços da personalidade de um indivíduo que não são perceptíveis.


Mas aí você me pergunta: o quê e como a grafologia ajuda no momento da escolha de um profissional para determinada vaga?

O bom e velho currículo ainda é muito utilizado no momento de escolher um profissional, já que os cursos de capacitação e pelo menos domínio de uma língua estrangeira contam muito nas avaliações.

Hoje, várias organizações adotam procedimentos como exame de íris e mapa astral, no momento de escolher seu mais novo colaborador. A última novidade é a grafologia.

Para muitas pessoas, utilizar esse método é visto como certo exagero, mas alguns especialistas em recursos humanos acreditam que, avaliar a escrita do candidato pode ser mais um aliado para analisar os perfis dos novos colaboradores, como temperamento, relacionamento interpessoal, liderança, comunicação.

A escrita tem o poder de se comunicar e de dizer “sou eu”, a grafia mostra o temperamento das pessoas. A fala revela atos falhos, entre outras coisas. O grafólogo deve saber exatamente o quê e como avaliar as pessoas, esses fatores são determinantes na hora do resultado.

SUZANE Almeida
Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação,
aspirante a blogueira de moda e personal stylist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...