8.04.2016

Medo de errar? Por que?



Sabe aquela insegurança, aquele momento em que você para, pensa e pensa e pensa, mas não decide nada?
 
Esse tipo de sensação em situações novas é normal e até pode ter o seu lado bom. Em proporções diferentes, o medo de errar afeta as pessoas que se sentem impotentes para avaliar todas as consequências de suas decisões.
 
Essa vulnerabilidade pode surgir em qualquer lugar/momento. Trabalho, casa, relacionamento.... Por conta dessa angústia, agimos com mais calma, discernimento, tentamos pensar e analisar tudo que pode acontecer.
 
Assim como acontece com a maioria dos males da alma, a insegurança passa a não ser saudável só quando se torna intensa e frequente e, por medo de errar, a pessoa deixa de agir. "Quem se assusta demais com a possibilidade de falhar, faz uma leitura drástica dos acontecimentos e, no fundo, se acha incapaz de reverter os possíveis danos que poderia provocar", explica a psicóloga Elisa Villela, doutora em desenvolvimento humano. Na realidade, poucos erros são fatais.
 
"Na maioria dos casos, basta reconhecer a falha e aprender com ela, para não recair no mesmo equívoco", completa.
 
De modo geral, sofre mais com suas próprias mancadas quem tem baixa autoestima ou vaidade em excesso. "Essas pessoas são muito sensíveis a críticas e acreditam que precisam desempenhar, a todo custo, um papel ideal", diz Reginaldo do Carmo Aguiar, psicólogo especialista em terapia comportamental. 

Na vida profissional, somos constantemente exigidos a tomar decisões que nem sempre podem ser as melhores. O mundo corporativo exige dinamismo e agilidade em solucionar possíveis problemas. Se deixarmos o medo dominar, nunca conseguiremos dar o próximo passo.
 
Entenda que errar não é o fim do mundo!
 
Erros, quando percebidos e avaliados, se tornam aprendizado. (Sim, errar é humano!)
 
Quando errar, procure a solução, entenda qual foi o erro e em qual momento ele ocorreu. Esse é o primeiro passo para aprender e não cair no mesmo equívoco.
 
Acredite em você mesmo e dê um passo de cada vez.
 
Tenha uma atitude positiva!

LUCAS Marsilli Atendimento na LB Comunica
lutador de Kung Fu, amante da natureza viciado em Netflix

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...