8.11.2016

Pente fino na hora de procurar emprego


Pronto! Basta aparecer uma mensagem qualquer de vaga de emprego que já saímos enviando currículos desesperadamente. Muitas vezes sem olhar a descrição total da vaga, procuramos apenas as informações principais para NÓS – salário, benefícios e e-mail - para enviar o CV. Nessas horas, cometemos erros!
 
Vou citar alguns, mas como dicas para não fazermos.... Sim!! Nós sim, porque EUZINHA (do RH) já pratiquei vários deles e, quando comecei a trabalhar com seleção de pessoas, aprendi, e não os repetirei no futuro. Acho importante compartilhar esse aprendizado.... É mais um #FicaADica.
 
Quando souber de alguma vaga ofertada em sites, redes sociais ou qualquer meio de comunicação, pare e leia com atenção, mas MUITA atenção mesmo. Só envie o seu interesse por ela se realmente se encaixar ao perfil proposto. Sei que a taxa de desemprego está alta (ultrapassou os 11%), os estudantes têm muita ansiedade para colocar em prática o que estão aprendendo na faculdade, mas por favor: abracem esses conselhos! Vou explicar o porquê.
 
Abrimos vaga para Assessor de Imprensa e recebi currículos para a Criação, provavelmente porque viram que a oportunidade era dentro de agência de propaganda e quiseram pegar carona. Vamos refletir! Quantas curtidas há nos posts de vagas nos grupos do Facebook e no Linkedin? Quantos comentários? Dos seus amigos, quantos estão em busca de emprego?
 
É um número muito alto e não conheço uma empresa que divulgue as vagas em um único canal. Nós divulgamos em muitos espaços, recebia por dia mais de 100 currículos, fora as candidaturas em sites de recrutamento quando anunciamos a vaga em questão.
 
A prioridade do recrutador é analisar quem se encaixa ao que é necessário para preencher determinada função. Se o seu interesse é encaminhar currículo para que a empresa guarde em seu banco de dados e não para uma vaga específica, deixe para fazer isso algumas semanas após a divulgação da vaga para o departamento X. Seu currículo, com certeza, será analisado para futuras oportunidades em áreas Y, Z.... e deixe o seu resumo profissional o mais sucinto possível.
 
Na área de marketing há muitos freelas, mas tente, por exemplo, deixar todos em um tópico só para não ficar muito extenso. Não oculte informações importantes, mas escreva os que achar superinteressantes e na entrevista você pode detalhar tranquilamente cada um.
 
Atente-se à quantidade de páginas do seu CV, para que ele fique o mais clean possível. Menos é mais. Envie a algum amigo e peça uma opinião ou você mesmo faça a análise “se eu recebesse esse documento conseguiria entendê-lo perfeitamente? ”
 
A ordem cronológica existe para ser seguida...rsrs, e nesse caso é muito importante. Revisem suas informações, principalmente dados pessoais, e informe também endereço, contatos, data de nascimento. Já recebi currículos sem endereço ou com telefone incorreto, podem acreditar! Ah, e caso você tenha sua pretensão salarial definida é legal informar, isso seria mais um plus.
 
Se quiser enviar um e-mail para saber mais informações da vaga, já envie seu currículo nesse mesmo também. Antes de apertar send, cheque se essa informação não consta no anúncio da vaga.
 
Não mande seu currículo 4 ou 5 vezes para o selecionador, a não ser que você receba um e-mail de erro, mas nesse caso você entra em contato com a empresa e confere o e-mail. Se você não recebeu mensagem de erro, não encaminhe novamente! Como disse ali em cima, quando abrimos vaga, recebemos muitos CVs por dia. O fato de você enviá-lo inúmeras vezes não garantirá que o selecionador te chamará, apenas irá ajudar a lotar a caixa de entrada dele... rsrs.
 
E pessoal, por fim, peço desculpas a todos. Sei que desejam ter retorno se foram pré-selecionados ou não, mas, infelizmente, não dá para responder um por um. Porque, além de selecionar os currículos, ligamos para saber algumas informações, agendamos e fazemos entrevistas, ainda tem as nossas atividades do dia-a-dia. Juro que eu gostaria de responder a todos.
 
LIVIA Medeiros
Administrativo/Financeiro
Formada em Gestão em Recursos Humanos e Gestão Financeira,
só podia ter uma mania dessas: somar números das placas de carros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...