8.02.2016

Você sabe o que são Easter Eggs?


Antes de começar o texto, tenho que avisar que eu mesmo coloquei um Easter Egg em cada imagem. Será que você saberá qual é?

Na tradução literal, Easter Eggs são ovos de páscoa! O termo também é usado para a tradicional brincadeira estadunidense em que as crianças procuram ovos de chocolate escondidos pelos pais.

A expressão passou a ser dada a segredos escondidos em programas, filmes, sites e, principalmente, games. A ideia é a mesma usada na busca pelos ovos, esses  segredos são colocados de forma secreta, dificilmente estarão na sua cara. Alguns são bem simples de identificar, mas outros são impossíveis e só descobertos quando a própria pessoa que os colocou os revela.

Alguns Easter Eggs podem ser engraçados, outros são misteriosos, mas a maioria faz referências a livros, jogos ou filmes. Também podem ser apenas bônus e em certos casos piadas internas dos produtores.

Um detalhe é que nunca se deve confundir Easter Eggs com mensagens subliminares, pois estas não são perceptíveis ao ser humano, já os Easter Eggs são apenas um segredo virtual.

Reza a lenda que tudo começou com o filme “The rocky horror picture show”. Dizem que, durante as filmagens, o elenco resolveu fazer uma caça aos ovos, só que alguns deles ficaram escondidos no cenário e nem todos foram achados, aparecendo depois na versão final do filme. Fãs encontraram três desses ovos e então o termo Easter Egg ganhou este novo significado, mesmo não sendo algo intencional dos criadores, porém, ninguém sabe se o fato é verídico.

Um grande exemplo de Easter Eggs são os filmes da Pixar, praticamente todas as animações da empresa estão cheias de referências a outros da própria marca. A caminhonete da Pizza Planet, do primeiro filme do Toy Story, aparece em diversos outros filmes da Pixar. Outro grande Easter Egg da Pixar é a bola amarela, de faixa azul e estrela vermelha, que tecnicamente não pertence a filme nenhum, mas é um símbolo da empresa que também está em todos os filmes. Existem muitos outros, pesquise e divirta-se com a quantidade de Easter Eggs na Pixar.

O Google adora brincar com Easter Eggs, um dos mais conhecidos é o “do a barrel roll”. Se o usuário inserir este termo na barra de pesquisa do Google ou buscar por “z or r twice”, o site dá um giro de 360º na tela. Estes dois termos são referências ao clássico da Nintendo “Star Fox 64″. Outro Easter Egg legal é o zerg rush, quando você digita essa frase no campo de pesquisa, as letras tentarão destruir suas pesquisas e você deve derrotá-las clicando nelas, referência ao jogo StarCraft da Blizzard.

No Youtube, se você digitar “Do the Harlem Shake”, a página irá dançar como naquele famoso meme do Harlem Shake. Digitando “use the force luke”, você passará o mouse na página como se estivesse usando a força agindo sobre eles, como no filme Star Wars.

Um Easter Egg que deu o que falar recentemente é o do filme “Eu sou a lenda”, de 2007. No seu outdoor tem o símbolo do filme Batman vs Superman, que só seria lançado no ano de 2016, o mais curioso é que os logos são muito parecidos. E apesar de visionário, este Easter Egg é uma piada do produtor que tinha trabalhado em uma tentativa de juntar os heróis.


Existem milhares de Easter Eggs espalhados por aí, vale a pena tirar um dia para ver alguns, essa pequena brincadeira só tem a acrescentar ao mundo do entretenimento. Claro que depois de conhecer os Easter Eggs você nunca mais assistirá filmes da mesma maneira.

THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...