12.08.2016

A “glamourosa” vida do publicitário


















Festas, happy hours, reuniões descontraídas e (o principal) poder trabalhar de chinelo! Seria bom demais, não?
Pois é, muita gente pensa que é assim a vida de um publicitário e talvez até seja mesmo, com raras exceções. Na maioria dos casos, o ambiente é sim um pouco mais descontraído, nós não precisamos morrer de calor e vir trabalhar de social no verão e a galera gosta mesmo de um “happy”, porém, nossa realidade está muito, mas muito, distante do que dizem por aí! 
  
Aqui se trabalha muito, muito mesmo! Principalmente em determinadas épocas do ano, nas quais geralmente o pessoal está começando a desacelerar para curtir as férias! São campanhas e mais campanhas de final de ano, projetos e mais projetos para o ano que vem, vídeos, brindes, materiais impressos, manutenção das redes sociais e muito mais! Ninguém fica de pernas pro ar dentro da agência, porque se ficar...vai ajudar no manuseio de materiais que precisam estar prontos hoje! Talvez isso explique o consumo excessivo de café feito por nós. Essa bebida “sagrada” nos ajuda a raciocinar melhor, nos mantém acordados pela madrugada afora para entregar os jobs e ao mesmo tempo serve de desculpa para a gastrite, afinal, de quem mais poderia ser a culpa? Da pobre pizza?

Pizza, uma das palavras mais ditas dentro da maioria das agências e geralmente ela vem após a fatídica frase: “o cliente pediu alteração na campanha toda”, antes mesmo de conseguirmos respirar e assimilar o que nos foi dito, “eles” perguntam: vai querer pizza de que? E aí, nessa hora, já era! O happy é cancelado, o ambiente descontraído passa a ser algo tenso e cada movimento seu deve ser calculado.
  
Nessa hora, aquele glamour foi parar em qualquer outro lugar, exceto na agência. Fones vão para os ouvidos, playlists de todos os gêneros dominam as máquinas pela agência e um silêncio quase que absoluto toma conta do local, ouve-se apenas o som dos “coolers” dos computadores que lutam para manter a máquina funcionando, em nível máximo, com todos os programas abertos e sem travar.
O problema é que nem sempre os coitados dos coolers aguentam o tranco e a máquina te deixa na mão. Aí lá está você! Cansado, com sono, com o job atrasado e agora sem computador. Calma! Senta, respira e vai comer mais um pedaço de pizza! Mas QUE PIZZA? Pois é, o atendimento comeu tudo! Onde é que está mesmo todo aquele glamour? Você se faz essa pergunta mil vezes, não encontra a resposta e volta pra ver se a máquina destravou!

Olha só, ela voltou! Você para de escrever aquele texto para contar a história triste aos seus amigos do face (ou do blog...) e volta ao trabalho. 
RODRIGO C. Vieira
 Criação na LB Comunica
De bem com a vida e apaixonado por futebol e direção de arte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...