10.14.2013

O nome que toda marca gostaria de ter...

Não é novidade para ninguém que algumas marcas acabaram caindo tanto no gosto das pessoas que consagraram o nome dos produtos que representavam. Esse é o caso do Cotonete, da Gillette, do Leite Ninho, do Band-aid, do BomBril, do Miojo...


Sim pessoal, existem pessoas que até hoje acreditam que o nome desses produtos são esses mesmos e que foram as marcas que inventaram esses produtos. Na verdade, esse fenômeno tem um nome: metonímia.  A metonímia nada mais é do que a substituição de um nome por outro, desde que se mantenha/persista alguma semelhança entre eles.

Mas essa “substituição” tem prós e contras como, por exemplo, o caso recente do acidente com o “Jet Ski” que atropelou uma menina na praia de Bertioga, no mês de fevereiro. A moto aquática se tornou reconhecida e famosa após a marca Kawasaki registrar, em 1985, o nome Jet Ski para seu produto. Após o citado acidente com a moto, a empresa teve que enviar um comunicado à imprensa solicitando que não associassem a moto aquática com o Jet Ski, pois isso poderia causar sérios danos à venda do produto e à imagem da marca.

Um fato positivo que essa semelhança oferece aos detentores da marca é que, no Top Of Mind, as marcas que estão associadas desta forma aos produtos tendem a ser a primeira lembrança na cabeça dos consumidores. No mercado, na padaria, na loja de conveniência, a pessoa já entra com o nome do produto/marca em mente e não vai parar para olhar outro produto semelhante, porque considera que aquela determinada marca/produto é a melhor e a mais conceituada.

Essa metonímia criada em cima dos produtos acaba sendo o sonho de todas as marcas, de entrar e se fixar na cabeça dos consumidores.

Conhece mais exemplos de marcas que consagraram produtos? Compartilhe com a gente!

MICHELLE Segantini
Redatora e assessora de imprensa na LB Comunica,
apaixonada por gatos e mais uma no bando de loucos

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