10.02.2013

To the left, to the left

Já parou para pensar sobre o que você faz quando entra, por exemplo, em um supermercado? É bem simples: você entra em um corredor, vai até o meio e vira para a direita, focando sua atenção nos produtos que estão à altura dos seus olhos. Chocante, não?

Salvo exceções, se você fizer parte dos 90% que compõem o time dos destros, é batata! Esse é geralmente o comportamento do consumidor em um centro de compras. Devido a essa tendência, as megastores, hipermercados e outros locais que dispõem de uma variedade grande de produtos e marcas cobram valores bem diferentes para a exposição dos produtos nos pontos chaves das prateleiras. Isso nada mais é do que uma técnica de merchandising com o objetivo de atrair a atenção dos consumidores para determinado produto e incentivar as vendas.


A questão é que você, como consumidor, acaba passando várias vezes por produtos que são do seu interesse (inclusive por aqueles que estão na sua listinha de compras) e nem nota!

Levante a mão quem nunca chegou no caixa e, depois de descarregar um montão de itens, pensou “Putz, esqueci do queijo ralado!”, e aí saiu correndo pedindo mil desculpas por travar a fila para buscar o bendito queijinho indispensável da macarronada do domingo, não é mesmo?

Embora não seja uma regra e alguns fatores possam interferir nesse comportamento – por exemplo, o sentido do fluxo de clientes na loja, a posição das prateleiras e objetos, a iluminação, etc – o fato é que damos muita atenção ao lado direito e, por isso, a dica é: esteja atento na hora de fazer compras e lembre-se de observar a loja como um todo, não apenas concentrando sua atenção em um determinado local. Por vezes, você poderá perder uma oferta interessante ou deixar de comprar um item importante simplesmente porque não prestou atenção! 

Além disso, aqui também cabem as regrinhas básicas: crianças são uns amores, mas fazer compras acompanhado dos baixinhos normalmente garante alguns débitos a mais, e é bom lembrar: ir ao supermercado com fome também é preju na certa. 

Por fim, seja um bom consumidor e pesquise, compare, decida sobre qual produto oferece melhor custo x benefício antes de ir para o caixa e, é claro, olhe para a esquerda!

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

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